Mata Atlântica, pulmão do mundo: será?
- Minha Sereia
- 28 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Por: João Alvim
Abrigando cerca de 50% da biodiversidade mundial, com 7% da superfície total do planeta, muitas pessoas acreditam que a Mata Atlântica pode ser considerada o pulmão do mundo, nossa principal fonte de oxigênio. Porém, será que esta afirmação está correta? Parece que não.
Pulmão do mundo? Temos a resposta!
Na verdade, quem deveria ser reconhecida como o pulmão do mundo, são as algas marinhas, pois elas produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração, e o excesso é liberado para o ambiente. Elas jogam quase 55% de todo o oxigênio produzido no planeta.
Saiba a verdade sobre a Mata Atlântica
Florestas como a Amazônia, segundo os cientistas, são ambientes em clímax ecológico. Isso quer dizer que elas consomem todo, ou quase todo o oxigênio que produzem. Mesmo assim, derrubar florestas como a Amazônia, segundo os cientistas, são ambientes em clímax ecológico. Isso quer dizer que elas consomem todo, ou quase todo oxigênio que produzem.
Por outro lado, pesquisas recentes realizadas pelo Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), têm mostrado que a Floresta Amazônica está aumentando a sua biomassa, isto é, ela está retirando mais gás carbônico da atmosfera do que emitindo.

Quer saber como preservar? Confira 4 dicas que ajudam a conservação
Conecte-se com ações que reverberem para a Amazônia
Apoie movimentos a favor da Amazônia, seja participando como voluntário, doando recursos, assinando petições, participando de manifestações e dando voz aos movimentos.
Procure iniciativas que contribuam para a conservação e restauração e fortalecimento dos povos da Amazônia, como algumas de nossas organizações parceiras.
Valorize as pessoas da Amazônia
As áreas florestais melhor conservadas são habitadas por comunidades indígenas e locais. Esses grupos protegem 80% da biodiversidade do mundo. Nos locais onde vivem, estão 70% dos produtos que poderiam garantir a segurança alimentar da população mundial e 33% das florestas do planeta. Os dados são da Coalizão Guardiões da Floresta.
Consuma de forma consciente
Essa dica vale para vários aspectos do nosso cotidiano. Na alimentação, você pode reduzir o consumo de carne. A pressão da produção de gado e grãos em algumas regiões da Amazônia segue como uma das principais causas de desmatamento. Nós, da Natura, aderimos ao movimento Segunda Sem Carne. Toda segunda-feira, nos refeitórios de nossos prédios, em vez de carne vermelha, temos opções de pratos com proteína vegetal.
Informe-se e fale sobre a Amazônia
Não é porque a Amazônia está longe de algumas regiões do país que não faz parte da nossa vida. As florestas, em geral, absorvem por ano cerca de 2 bilhões de toneladas de gás carbônico. Um dos efeitos do desmatamento é o aumento da presença de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera.
Comments