top of page

Lugar de lixo é no lixo!

  • Minha Sereia
  • 9 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 31 de out. de 2019

Por: Clarissa Nazário


Maceió é um dos lugares mais belos de todo o país e muitos turistas hão de concordar. Nossas praias são de uma beleza natural que enchem os olhos de quem chega, mas também tem um aspecto que, de vez em quando, quer atrapalhar a visão... o lixo. Neste 21 de setembro, Dia Mundial da Limpeza, o projeto Minha Sereia cria ondas sobre um assunto que precisa de constante atenção: a preservação do meio ambiente.


Os dados a respeito da sujeira em nosso habitat falam por si só. De acordo com estatística divulgada pela organização World Wide Fund for Nature (WWF), o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. Alagoas não dá trégua: segundo a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), cerca de 8.400 quilos de resíduos descartados irregularmente foram retirados do mar e lagoas no ano passado.


A gente sabe que parece tema batido, uma vez que todos os anos são feitas campanhas de conscientização para alertar a população sobre o perigo e o impacto do descarte irregular de lixo em praias e lagoas. Porém, ainda assim, durante um banho de mar é comum dividir espaço com embalagens de alimentos ou materiais descartáveis.


"COMECE A AGIR, A NATUREZA TEM PRESSA!"


A constante preocupação com a limpeza dos ambientes públicos são o norte de alguns coletivos. Um deles é o Praia Limpa, que existe desde janeiro deste ano e vem fazendo ações ao longo dos meses, sempre em uma praia diferente nos litorais de Maceió. O grupo gestor do projeto conta com 10 pessoas de diversas áreas. Já durante as ações de limpeza, participam em média 100 voluntários dos 8 aos 80 anos.


O Coletivo Praia Limpa é coordenado pelo biólogo e professor Luiz Carlos Maresia, ele nos contou sobre a importância da data. “O clean up day, ou dia mundial de limpeza tem um simbolismo muito forte, pois traz uma grande discussão na sociedade sobre o problema dos resíduos sólidos descartados de forma irregular e o plástico de uso único, o famoso descartável. Tem um forte protagonismo neste contexto, uma vez que seu uso é imediato”, disse.


O biólogo ainda fez um alerta sobre a utilização e o descarte do plástico, que se torna prejudicial tanto para os seres humanos quanto para os animais marinhos.


“Se largado no ambiente de forma errada, como no mar, sua degradação pode levar décadas produzindo o microplástico que está intoxicando toda a vida marinha, incorporando-se as cadeias alimentares, assim, voltando para o homem, no peixe e frutos do mar consumido. É, sem dúvida, um grande dia para alertar e debater na sociedade o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável”, falou Carlos.


JUNTOS SOMOS MAIS FORTES


Aproveitando a data, o coletivo programou uma ação para corroborar com a conscientização social, que não é trabalhada apenas na capital alagoana.


“Depois de sete ações no litoral de Maceió, a 8ª ação na praia do Francês será a primeira ação fora da capital. Nós temos como proposta realizar ações de educação ambiental em todo litoral alagoano e o grande impacto da atividade turística no local também foi analisado como critério de escolha”, afirma Luiz Carlos.


A ação do Dia Mundial da Limpeza, que contou 134 voluntários teve um resultado bastante satisfatório. Durante 1h30, os voluntários recolheram vários tipos de materiais deixados pelos banhistas na praia do Francês, entre eles estão canudos, tampas de garrafa PET, copos plásticos, sacolas, latas de alumínio, entre outros.


Um dos resíduos mais encontrados foram os filtros de cigarros, ao todo o grupo contabilizou cerca de 1.329 desse material. Na ação, os participantes conseguiram coletar cerca de 485 kg de resíduos sólidos.

Além do recolhimento dos materiais, as ações realizadas mostram o quanto é importante cada um fazer a sua parte para preservar nossas praias e consequentemente, o nosso meio ambiente.


Para saber mais sobre as ações anteriores do Coletivo Praia Limpa e ficar por dentro das próximas, é só seguir a conta do projeto no instagram: @coletivopraialimpa


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2019 por Minha Sereia.

bottom of page